sábado, 25 de fevereiro de 2012

Resumo das duas aulas da escola dominical, amanha tem prova!!!



Galera, amanha o Alison vai aplicar a primeira prova na escola dominical... Aqui está o resumo da primeira aula e o link da segunda aula (que eu já tinha postado). Bora estudar!!



  • Teologia
  1. Theo - Deus 
  2. logia - um campo de estudo, um estudo de um assunto particular. Algo dito, conversar sobre.
  • Revelação especial e Revelação geral
-> A Revelação geral e a Revelação especial são as duas formas que Deus tem escolhido para se revelar à humanidade. 
-> A Revelação geral se refere às verdades que podemos aprender sobre Deus através da natureza.
Por exemplo: A Revelação geral também é ensinada em Rm 1:20, "Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas." e também Sl 19: 1-4, "Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há fala, nem palavras; não se lhes ouve a voz. Por toda a terra estende-se a sua linha, e as suas palavras até os confins do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol,..."

->A Revelação especial se refere às verdades específicas que podemos aprender sobre Deus através do supernatural. A Revelação especial é como Deus escolhe se revelar através de meios milagrosos. Ela inclui aparições físicas de Deus, sonhos, visões... A palavra escrita de Deus (a bíblia) é a mais importante, Jesus Cristo. 
Por exemplo, João 1.1-4;
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as cousas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida dos homens." 
João 5.20
"Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu filho, Jesus Cristo, Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna."
Hebreus 1.1-3;
"Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nesses últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem o constituiu herdeiro de todas as cousas, pelo qual também fez o universo. Ele que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as cousas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, ..."
Filipenses 2.6-8;
"...pois ele, subsistindo em forma de Deus não julgou, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma servo, tornando-se em semelhança de homens; e , reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz.".
Jesus Cristo é a revelação especial mais suprema de Deus. 
  • Poder absoluto:
-> Deus é soberano sobre todas as coisas, tudo está no controle dele. Por exemplo: Ele pode usar o pecado para um propósito supremo sem se contaminar com ele;

  • Uma pessoa pode conhecer a bíblia mas não ter relação alguma com Deus;

  • Atributos de Deus:
  1. Onipotência: capaz de fazer tudo;
  2. Onipresença: capacidade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo;
  3. Onisciência: capacidade de saber tudo infinitamente, incluindo pensamentos, sentimentos, vida, passado, presente, futuro, todo universo, etc...;




Detalhe gente, hoje 14:00hrs sem falta lá na igreja! Vamos mostrar presença da mocidade lá na palestra!!
Fiquem com Deus, abraço!

Bruna Graciela

Nenhum comentário:

Postar um comentário