terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O maná de cada dia...




Maná : "Alimento branco e doce que Deus enviou para o povo de Israel no deserto. Ele aparecia no chão durante a noite para que fosse recolhido na manhã seguinte."

Êxodo 16. 11-36   (Fazer a leitura do texto)

No texto de Êxodo 16. 11-36, podemos ver o povo de Deus faminto no meio do deserto. E eis que Deus passou a mandar o maná para o seu povo todas as manhãs (Ex. 16. 14).
No versículo 16, Deus diz: "...Colhei disso cada um segundo o que pode comer..." e logo mais a frente no versículo 19, Moisés adverte ao povo: "...Ninguém deixe dele para a manhã seguinte."

Muitas vezes eu me perguntei, por que o Senhor Deus não fornecia ao povo de Israel uma quantidade de maná suficiente para durar o ano todo?  Por que Moisés advertiu para não deixar do maná para o dia seguinte?

Muitas vezes isso tem atrapalhado a vida do jovem cristão. Vamos pensar no maná como a nossa devocional de cada dia.

Por que não orar apenas uma vez por semana? Por que não ler a bíblia apenas de vez em quando?...

Nos versículos 20 e 21 temos uma breve resposta :  "...Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés e alguns deixaram do maná para a manhã seguinte; porém deu bichos e cheirava mal. E Moisés se indignou contra eles. Colhiam-no, pois, manhã após manhã, cada um quanto podia comer; porque, em vindo o calor, se derretia."

Com que frequência temos buscado o Pai? com que frequência temos ido a Sua presença? Apenas lembramos do Senhor quando precisamos de algo ou, como filhos que amam ao Pai?
Não basta ir ao culto todos os domingos e achar que o 'maná' daquele dia suprirá a semana toda. É preciso colher o 'maná' todos os dias.
Todas as noites Deus manda o nosso 'maná' para ser colhido na manhã seguinte. A devocional de hoje é para o nosso dia de hoje, amanha temos que buscar de novo e assim sucessivamente.
Assim como nós necessitamos do café da manhã, do almoço, para não enfraquecermos o nosso corpo; devemos pensar no nosso alimento espiritual como diário, nosso espirito também enfraquece sem alimento, e fracos estaremos a mercê do pecado, pois já dizia o texto :

"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
Matheus 26. 41"

"Se nos sentimos fracos, ele tem o maná da Sua força. Se nos sentimos fracassados, Ele tem o maná do sucesso. Se parece que estamos em um deserto, Ele manda o maná do Céu para nosso refrigério."




Bruna Graciela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário